Experimente uma aula grátis de Capoeira com a equipe Black Lotus.
O que é a capoeira? Uma das primeiras dúvidas que surgem, quando se fala em capoeira, é o significado. Afinal, o que é capoeira: uma luta, uma dança, uma mistura de música, luta e dança?
Também chamada de capoeiragem, a capoeira é considerada um esporte e uma expressão cultural que mistura dança, música e artes marciais. Ela foi criada por pessoas trazidas ao território nacional e escravizadas.
Desenvolvida como uma forma de se defender das violências praticadas pelos senhores dos escravos, acredita-se que o nome tenha origem na língua tupi-guarani e faça referência a uma área de vegetação rala — o que lembra os movimentos praticados durante a luta. Em 2014, a Unesco declarou a roda de capoeira Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Qual é a origem da capoeira? Não é possível estabelecer uma data precisa para a criação da capoeira. A escravidão no país começou no século XVI, quando os portugueses passaram a trazer africanos, vindos em navios negreiros, para escravizá-los. Eles trabalhavam em plantações de cultura, como tabaco, café e algodão, além de engenhos de açúcar.
Essas pessoas eram submetidas a condições degradantes de trabalho e violências cruéis. Neste contexto de violência e submissão, os escravos começaram a treinar golpes e desenvolver movimentos para se defender das agressões. Esse seria o início do que viria a ser a capoeira.
Mesmo com o fim da escravidão, a capoeira continuou presente na vida dessas pessoas. Porém, um decreto passou a considerá-la crime, proibindo a prática. Quem fosse pego praticando capoeiragem poderia ser preso por dois a seis meses.
Em 1932, Manoel dos Santos Reis Machado, mais conhecido como Mestre Bimba, abriu a primeira academia de capoeira do país. Porém, somente em 1936, foi extinto o Decreto que criminalizava a luta, e a prática passou a ser considerada um instrumento de Educação Física.