Experimente uma aula grátis de Taekwondo com a equipe Black Lotus.
Uma arte marcial milenar, o Taekwondo foi criado na Coreia do Sul. A modalidade surgiu com a preparação de guerreiros com técnicas que utilizavam amplamente os pés e as mãos.
A história moderna do Taekwondo foi iniciada depois da Segunda Guerra Mundial. Entre 1909 e 1945, período da invasão japonesa na Coreia do Sul, as artes marciais praticadas pelos coreanos foram proibidas.
O nome taekwondo passou a ser adotado somente na década de 1950, quando o general Choi Hong-hi transmitiu os conhecimentos da arte marcial, antes praticada somente pelos militares, à população sul-coreana. Nesse momento, foram reunidos diferentes estilos de arte marcial sob uma única luta, batizada de Taekwondo.
Há historiadores que defendem que as técnicas do Taekwondo foram baseadas naquilo que havia sido desenvolvido no Karatê. Na Coreia do Sul, o primeiro campeonato nacional de Taekwondo foi disputado em 1964. Poucos anos depois, a arte marcial chegava ao Brasil.
História do Taekwondo no Brasil Natália Falavigna medalhista de bronze no Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Pequim Natália Falavigna foi medalhista de bronze no Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Pequim No Brasil, a introdução do Taekwondo aconteceu na década de 70. Desde então, muitos mestres sul-coreanos se estabeleceram no país, ajudando na difusão da arte marcial.
A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), à União Panamericana de Taekwondo (PATU) e à Federação Mundial de Taekwondo (WT – World Taekwondo).
A CBTKD tem federações filiadas em todos os estados do país, e no Distrito Federal.
Ainda que o judô seja a arte marcial que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil, o Taekwondo se tornou uma fonte de pódios para o esporte brasileiro. O Taekwondo passou a ser esporte olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Depois de ficar fora da Olimpíada de Atlanta, em 1996, a arte marcial se consolidou no programa olímpico a partir da edição de Sydney, em 2000.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Natália Falavigna se tornou a primeira medalhista brasileira do Taekwondo. Ela conquistou o bronze na categoria peso médio.
No Rio de Janeiro, em 2016, foi a vez de Maicon Siqueira ser o primeiro homem brasileiro a subir no pódio na competição de Taekwondo. Ele levou o bronze do peso pesado.